O Dimash Kudaibergen Fã-Clube Brasil (DKFCB) já tinha completado seis meses e conquistava cada vez mais dears nas redes sociais, mas a ideia era buscar outras formas de divulgar ainda mais o nome do Dimash e, ao mesmo tempo, contar sua trajetória para os próprios integrantes do fã-clube. Foi então que a dear Tayssa Marques resolveu procurar Klau Pajaro, uma amiga dos tempos da adolescência, para propor uma parceria. E assim, em julho de 2019, nasceu o Conexão Cazaque.
O programa, com uma hora de duração, é exibido todas as quintas-feiras, a partir das 21h, na rádio web Conexão Litoral. A pauta aborda de tudo um pouco sobre o universo Dimash: os concertos, a trajetória nos concursos, programas de tv e festivais e várias curiosidades sobre a carreira do músico. Também fala da cultura do Cazaquistão e, claro, apresenta sempre um repertório de canções.
Tayssa e Klau são de Itanhaém, cidade do litoral de São Paulo. Tornaram-se amigas nos tempos de escola, na década de 80. Depois cada uma tomou seu rumo. Tayssa seguiu a carreira de cantora e Klau se formou em rádio e tv. Por conta do trabalho, moraram em várias cidades do país. Décadas depois Tayssa voltou à cidade natal e Klau foi viver em Florianópolis (SC), onde fundou a rádio Conexão Litoral.
— A gente nunca perdeu contato todos esses anos. Eu sabia que ela tinha sua própria rádio e então perguntei se podia ceder um espaço para falarmos de Dimash. Ela topou na hora — lembra Tayssa.
Foi a primeira vez que Klau ouviu falar sobre Dimash e com o pedido da amiga foi conferir o trabalho do cantor.
— Me apaixonei e na hora aceitei. A música é ótima e o conteúdo do programa é super bacana. As pessoas têm gostado muito — afirma a radialista.
Tayssa conversou com as administradoras do DKFCB e o time foi montado para produzir e apresentar o Conexão Cazaque. Além de Tayssa, integraram a equipe que fundou o programa as dears Tatianny Ribeiro, Diana Cheng Madruga, Ana Paula Nascimento, Sabrina Maciel, Ana Paula Lima e Dani Santos.
O Conexão Cazaque estreou em 4 de julho de 2019. Ficou suspenso um tempo depois para reajustar as rotinas da produção — em função do crescimento do fã-clube e do surgimento de novos projetos —, mas agora está de volta. Na semana passada falou sobre o concerto de Londres, de 2018, e da turnê Arnau.
— Fico feliz em ver que deu certo e tem sido executado pelo DKFCB com tanto amor, carinho, dedicação e empenho. Torço para que a finalidade do programa seja alcançada e a cada dia mais gente ouça e aprecie o talento e a voz do Diko — festeja Tayssa.
O programa desta quinta-feira, 13, será especial em homenagem ao 175° aniversário do pensador e poeta cazaque Abai Kunanbayev.
O Conexão Cazaque é transmitido no site conexaolitoral.com.br.



