Cazaquistão: a história de luta de um povo e a construção de uma nação

A República do Cazaquistão é um país localizado na Ásia Central com uma pequena parte no oeste da Europa. É o nono maior país do mundo em extensão territorial e o maior país sem costa marítima, e faz fronteira com Rússia, China, Quirguistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

Historicamente, os humanos já habitavam a região onde hoje é o atual Cazaquistão desde a Idade da Pedra e eram basicamente tribos nômades dedicadas à caça e a pesca. Segundo arqueólogos e historiadores, transformações no clima da região das estepes forçaram mudanças no comportamento da população, fazendo com que essas tribos nômades começassem a se estabelecer e passassem a se dedicar à agricultura e à pecuária. A extensão da região e os seus vários tipos de relevo fizeram com que esta fosse habitada por diferentes grupos étnicos e culturas. 

Os séculos 12 e 13 foram marcados por disputas de poder entre as diversas tribos nômades que habitavam a Ásia Central. Genghis Khan, líder de uma tribo mongol, conseguiu avançar sobre muitas tribos e se tornou o maior conquistador das estepes da Ásia Central. O Império de Genghis Khan provocou mudanças significativas na distribuição dos grupos étnicos na região do atual Cazaquistão, que, ao longo dos séculos, passou a ser dominada por tribos turcomanas que começaram a habitar principalmente a região de Altai. Essas tribos turcomanas acabaram desenhando o futuro da população habitante da região e trouxeram grande contribuição para o estilo de vida da região da Ásia Central, principalmente na esfera cultural, educação, desenvolvimento linguístico e unidade nacional.

Os séculos 18, 19 e 20 foram marcados pela soberania russa sobre toda região da Ásia Central. Em meados do século 19 todo o território do Cazaquistão fazia parte do Império Russo. Com a queda da União Soviética, esses países começaram a se tornar independentes. O Cazaquistão foi uma das últimas repúblicas soviéticas a declarar independência, o que ocorreu em 16 de dezembro de 1991.

Comentários

Postagens mais visitadas