Meu cisne/My Swan



Os cisnes estão presentes no imaginário de diversas civilizações, da Europa à Sibéria, a Ásia Menor e Oriente Médio, sendo sempre associados a pureza, luz e fidelidade.

Na mitologia grega, são dois grandiosos cisnes brancos que puxam a carruagem do deus sol Apolo. É também em um cisne que Zeus se transforma para seduzir Leda. Este mito serviu de inspiração para W.B. Yeats em seu poema "Leda and the Swan". Yeats também escreveu "The Wild Swans at Coole", que foi escrito em sua busca pela beleza imortal em um mundo em que tudo é passageiro.

Os celtas acreditavam que os espíritos retornavam ao mundo como cisnes, e que também eram eles quem traziam os bebês para às famílias.

Na mitologia nórdica, dois cisnes beberam do poço de Urd. A água lá era tão pura que os cisnes ficaram brancos, assim como todos os seus descendentes.

O poeta nicaraguense Ruben Dario usou o cisne como inspiração. Seu poema mais famoso é "Brasão de Armas". Seu uso do cisne é um símbolo do movimento poético modernista.

Obras da literatura clássica referem-se ao mito de que, de outra forma, os cisnes que são silenciosos por toda a vida cantam maravilhosamente no momento de sua morte. Esta ideia deu origem à frase "canção do cisne".


No Oriente Médio, são sempre ligados à música e poesia, representando a prudência e nobreza. Na Índia, é a montaria sagrada do deus Brahma.
Através da Sibéria e países eslavos, do Patinho Feio de Hans Christian Andersen ao Lago dos Cisnes de Tchaikovsky, o cisne representa transformação e fidelidade eterna. No aclamado ballet, embora falhem em encontrar a felicidade em vida, o sacrifício conjunto permite aos enamorados a redenção após a morte. O canto de um cisne é interpretado como juras de amor eterno e comprometimento imortal, na natureza uma vez que o cisne encontra seu parceiro ele jamais o deixa, permanecendo fiel até a morte.


Uma das histórias mais famosas na literatura infantil, "O Patinho Feio", de Hans Christian Andersen, conta sobre um filhote que pensa que é um patinho pouco atraente, mas cresce em um belo e gracioso cisne. Andersen também escreveu "The Wild Swans". Este conto apresenta uma madrasta malvada que transformou seus enteados em cisnes. Para salvar sua irmã mais nova eles a carregam para terras distantes. Eis que em um sonho ela é visitada por uma fada que lhe orientar a fazer um voto de silêncio e tecer camisas de urtiga para quebrar a maldição de seus irmãos. Ela está prestes a ser queimada na fogueira como uma bruxa quando seus irmãos descem do céu e a salvam. Eles vestem as camisas mágicas de urtiga e se transformam em forma humana. Sua irmã enfim se vê livre do voto de silêncio e todos vivem felizes para sempre.


A música My Swan foi escrita por Aimurat Mazhikbaev e Oral Besengir e se tornou mundialmente famosa na voz de Dimash Kudaibergen e Maira Mukhamedkyzy. Ambos se conheceram quando Dimash competiu no programa 7 Songs da Qazaqstan TV. A música fala do lamento de alguém cujo amor foi desprezado.

                       Meu Cisne
Meu precioso amor, foi buscar felicidade com outro.
Não perdi a esperança, sinto sua falta.
Por que as flores do nosso amor murcharam?
O mistério do nosso amor esmaecido está claro.

Você nem olhou para trás quando me deixou.
Nossos sentimentos se esfriaram.

Meu Cisne, meu amor, meu sonho,
Minha aurora,
Por que seus sentimentos mudaram?
Entreguei minha alma a você, meu amor
Não entendo seu olhar vazio.

Não podemos parar o destino, adeus meu amor,
Seu coração ficou frio.
Essa é a última vez que compartilho com você,
Te desejo felicidade quando me deixar,
Nunca deixarei de sentir sua falta,
Você era minha minha companheira mas o fogo do amor se foi,
Que esses pensamentos sejam a música que escrevi para ti.

Meu cisne, meu amor, meu sonho,
Minha aurora,
Por que seus sentimentos mudaram?
Entreguei minha alma a você, meu amor.
Não entendo seu olhar vazio.

Seja feliz!

Texto e tradução por Sabrina Maciel 

Comentários

  1. Uma música maravilhosa. Aliás, qualquer música fica maravilhosa interpretada por Dimash! Ele é perfeito!

    ResponderExcluir
  2. É mesmo um trabalho incrível esse que vocês estão fazendo meninas...não me canso de ler e reler cada linha que escrevem...muito obrigada por isso. Por toda informação e por toda a diversão que nos proporcionam, ao nos trazer mais e mais conteúdo sobre nosso príncipe cazaque. Que vocês tenham muito fôlego, muita diversão e afinco para manter esse lindo trabalho por muito e muito tempo! Que venham mais preciosidades como este artigo, pra nossa alegria e riqueza! Um grande beijo dessa Dear que está feliz e agradecida.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci o blog agora e amei ❤
      Fã incondicional de Dimash, parabenizo a iniciativa e o resultado 👏👏👏👏👏👏

      Excluir
  4. Essa música é linda de mais, na voz do nosso Dimash ficou ainda mais bonita... 😍

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas